sábado, 1 de outubro de 2011

Respirar

A verdade, pelo menos a minha versão da verdade, é que ser mulher decidida requer indecisão. As certezas são tão volúveis, solúveis, inflamáveis. Ser menina até quando der é decisão de tanta gente, e escolher preservar o jeitinho de menininha, com a decisão ou indecisão de mulher requer tanta reflexão. É difícil não ser eu mesma enquanto me embrenho nessa tentativa, mas pras outras pessoas parece tão fácil.

É custoso pra mim, e o custo é extremamente alto, ser alguém que não eu mesma. É complicado fingir não se importar, inventar ambições, confabular intenções, esnobar sentimentos e entender o inapreensível. É complicado pra mim tecer vulgaridades, despejar contradições, versar futilidades. Em suma, é complexo pra mim a expedição de sobreviver.

Eu sei muito bem, ou o melhor que posso, que as minhas escolhas dizem de quem sou, fui e almejo ser. O complicado é só perceber no que eu me foco, qual é meu lugar espaço-tempo enquanto esse ser de escolhas. E posso dizer que o que fui me intriga, que sou alguém que se interessa pelos consertos, pelas novas possibilidades do que já foi. Mas o sentir atesta que não posso deixar de lado quem sou, não posso deixar de lado quem almejo ser. E aí surge a maior questão de todas: o que fazer?

É nesses momentos em que o nó no estômago, o aperto na garganta e o palpitar no peito não somente não se deixam ser ignorados, como dizem mais do que as mil palavras, frases, pensamentos e intenções circulando freneticamente na minha cabeça.

3 comentários:

  1. carol,
    Seu texto me fez lembrar do Zen, da atitude Wu Wei, onde a única ação plausível é deixar-se fluir em si mesma. Entregue-se e desfrute, sem julgamentos ou interferências, dos movimentos da alma!
    Bjs,
    Paula Baccelli

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, muito legal seu texto, tudo a ver com as suas reflexões ontem!!! Nossa, me faz lembrar uma fase minha, uns anos atrás... até fiquei a pensar como é que essa fase passou... será que ela passou ou eu me esqueci dela? Não sei, mas tá bom! Como disse ontem nossa amiga Jeanne, o importante é ser feliz!

    ResponderExcluir
  3. Paaaula, ler seus comentários me faz tão bem, parece que você sempre arranja uma nova perspectiva, uma nova visão pro que eu escrevi e eu acho isso simplesmente extraordinário. ^^

    Sabriiina, que bom ter alguém do grupo lendo meus textos. Pois é, minhas reflexões afetam meus textos e meus textos afetam minhas reflexões, pois vou gerando novas interpretações do q escrevi, então é um ciclo. As nossas discussões já tão me dando uma vontadinha e inspiração pra escrever, mas ainda não tive tempo de parar, e só nos meus momentos de quietude é que consigo produzir. xP

    ResponderExcluir